Dicas para otimizar a velocidade de carregamento do seu site

abstract-art-blur-bright-373543

Na semana passada falamos sobre a importância do AMP e do Core Web Vitals, citando os novos algorítimos de ranqueamento do Google para 2021. 

A velocidade de carregamento de sites e portais são essenciais para um bom SEO. Além de buscarmos o ranqueamento nas pesquisas, é importante se preocupar com a experiência do leitor em sua navegação.

São vários os fatores que interferem no carregamento de um site. Usar as ferramentas adequadas para descobrir o ponto fraco é a melhor estratégia quando se trata de otimização. Separamos 6 dicas para você colocar em prática e deixar sua página na web praticamente voando.

1- O Test My Site é uma ferramenta do Google que analisa a velocidade de carregamento de sites, desktop e Mobile. Basta colar a URL do site que deseja analisar e ele apresenta o diagnóstico de melhorias. Super fácil e prático, essa ferramenta ajudará a verificar alguns fatores que afetam o carregamento do seu site. Existem outras ferramentas mais avançadas, mas é interessante começar por aqui. 

2- Muitos publishers pecam na hora de subir imagens para o CMS (wordpress, drupal, etc) normalmente com tamanhos e pesos fora do padrão. Porém, em muitas instâncias a mitigação desse problema é de fácil implementação. Existem inúmeros plugins e soluções para te ajudar nessa tarefa. Uma rápida procura na web irá te oferecer dezenas de soluções. Mas nada melhor que  subir manualmente os arquivos no tamanho e peso adequado.

3- Utilizar AMP -Accelerated Mobile Pages é super importante, pois otimiza o carregamento da sua página nos dispositivos móveis e auxilia no ranqueamento do Google. Usando uma solução PWA (Progressive Web App) + AMP é metade do caminho para ter uma página amigável e de abertura rápida para seu leitor. A implementação é super rápida e fácil. 

4- Plugins e extensões costumam ser uma faca de dois gumes. De um lado podem trazer funcionalidades importantes para o leitor e por outro tendem a ser mais um peso na hora de serem carregados. O conselho é levar em consideração estes requisitos e balancear as funcionalidades essenciais com o peso para o seu usuário.   

5- Escolher um serviço de cache no seu site é importante.  Porém,  necessita de pesquisa, já que cada sistema deverá se comportar de uma maneira distinta com especificidades em relação aos serviços de cacheamento. Esta solução serve para deixar a entrega mais rápida para o leitor e tira um pouco da pressão da sua infraestrutura (servidores).

6- Se você não utiliza uma CDN (Content Delivery Network) a hora é agora! CDN é um sistema de servidores otimizados e interligados que estão em diversas parte do mundo. Assim, entregam o seu conteúdo com uma latência (tempo de carregamento) menor e diminui  a dependência de sua máquina edge. Normalmente esse serviço é pago, mas existem soluções gratuitas como o da Cloudflare no qual pode ser  acessíveis dependendo do seu site.

 

Gostou? Assine nossa Newsletter e fique por dentro das últimas tecnologias e novidades para publishers.

Se você tem dúvidas e quer saber mais como otimizar o carregamento do seu site e aumentar seu faturamento e audiência, não deixe de falar conosco. A equipe da Juice sempre terá o prazer de ajudá-lo.

CONTATO