Core Web Vitals e AMP: O que são e sua importância para sites e portais

Não é novidade que nos últimos tempos a Google tem se preocupado com a experiência do usuário.
google-iphone

Não é novidade que nos últimos tempos a Google tem se preocupado com a experiência do usuário. Portanto, cada vez mais procura levar em consideração o carregamento das páginas nos dispositivos móveis.

Afinal, a missão da Google, além de organizar as informações, é tornar acessíveis universalmente os resultados fornecidos pelo seu mecanismos de busca.

Diante disso, a empresa criou o Core Web Vitals, uma iniciativa que leva em consideração métricas como velocidade de carregamento, capacidade de resposta e a arquitetura visual dos sites e portais. Em resumo, padrões que medem e visam proporcionar uma boa experiência para leitores na web.

Esses serão alguns dos requisitos para o novo algoritmo do Google programado para 2021. Outra grande mudança que aconteceu  foi o AMP em 2015. A intenção destes movimentos pela gigante Google é facilitar a experiencia e navegação do usuário, e isso terá impacto para o novo algoritmo.

Segundo a Google, o Core Web Vitals irá adicionar novas métricas no decorrer dos anos. Mas hoje, ela concentra-se em 3 dimensões  -que vamos explicar adiante- , denominadas LCP, FID e CLS.
  • LCP (Largest Contentful Paint) Pontua a velocidade e desempenho de uma página web, além de  verificar o tempo de carregamento dos elementos visuais para o usuário na tela.
  • FID (First Input Delay) Mede a interatividade da página, ou seja, quando o usuário consegue clicar em botões, passar slides e etc.
  • CLS (Cumulative Layout Shift)  Procura apontar se o layout da página está trazendo uma boa experiência para o usuário, ou seja, ele visa entender se há elementos que causam algum incômodo para o leitor. Ex. mudança da posição do conteúdo, aparição de botões sem aviso etc.

O Gigante da busca irá levar em consideração a perfomance destas três métricas para determinar ranqueamento. Hoje são mais de 200 fatores que ajudam ou atrapalham a posição de um determinado site no SERP (search engine results page), o Core Web Vitals será mais uma preocupação que todos precisarão ter para aumentar o tráfego orgânico.

Na semana que vem falaremos sobre ferramentas para você testar e otimizar o carregamento do seu site. Assine nossa Newsletter e fique por dentro das últimas tecnologias e novidades para publishers.

Se você tem dúvidas e quer saber mais como otimizar o carregamento do seu site e aumentar seu faturamento e audiência, não deixe de falar conosco. A equipe da Juice sempre terá o prazer de ajudá-lo

CONTATO