A Importância do Backup

pexels-markus-spiske-1089438

Já pensou perder todos os dados do seu site e não conseguir recuperá-los? Subir um arquivo no seu servidor e ele ‘apagar’? Ou até mesmo sofrer ataques e perder conteúdos de dias e anos? Terrível, né?

Hoje nós da Juice Bar Ads vamos compartilhar um pouco sobre como evitar que isso aconteça e entender os inúmeros cenários onde você precisaria fazer um Backup do seu site.

Mas afinal, o que é backup?

O Backup é uma cópia de segurança dos dados de um determinado sistema, que auxiliam na recuperação de informações importantes, e ajudam a voltar os dados caso ocorra algum imprevisto durante um update desse sistema. 

Existem vários motivos para você fazer um backup do seu site, um dos mais importantes é: sempre que você fizer uma atualização, seja ela de qualquer porte, é necessário se prevenir e salvar todas as suas informações de forma segura para que caso algo saia do previsto, você consiga recuperar todo o trabalho anterior. 

É muito comum isso acontecer, principalmente quando falamos de tecnologia. Uma atualização de plugin no WordPress, subir um arquivo pesado no seu site, fazer uma atualização de tema, fazer instalações de ferramentas, mexer em algo com grande peso no site, ou até mesmo ataques de hackers onde compromete todas as informações do sistema. 

Para se prevenir e evitar que isso aconteça, sugerimos sempre fazer um backup antes de qualquer atualização ‘anormal’ no site, ou até mesmo um backup automático, para garantir que todas as informações estão a salvo sempre que precisar. 

Abaixo listamos algumas sugestões de ferramentas de backup que podem ajudar você a salvar todas os dados do seu site e ser útil caso algum cenário como os que listamos (e outros) aconteça.

  • Se o seu site for WordPress, sugerimos verificar os plugins listados aqui. Você vai encontrar os melhores plugins para backup, os quais vão te auxiliar nesse processo de cópia de dados.
  • Já se o seu site tiver outro CMS a melhor solução é entrar em contato com a empresa de infraestrutura do site, e solicitar a solução para backup, ou entrar em contato com uma empresa de backup.

Não é necessário ser um expert em tecnologia para usar as ferramentas de backup. Normalmente o administrador do site entra no sistema, ativa o backup para as informações que ele acha importante guardar e está pronto. Alguns serviços de hospedagens já disponibilizam o backup, e em alguns cenários é importante utilizar outras ferramentas – como as listadas acima- para armazenar esses dados.

De forma geral, guardar uma cópia dos arquivos do seu site é de extrema importância para prevenir caso uma falha aconteça e você precise reiniciar a máquina do zero. 

Gostou? Assine nossa Newsletter e fique por dentro das últimas tecnologias e novidades para publishers.

Se você tem dúvidas e quer saber mais como aumentar o faturamento e audiência do seu site, não deixe de falar conosco. A equipe da Juice sempre terá o prazer de ajudá-lo.

CONTATO